Rodrigo Rodrigues Pimentel, mais conhecido como Capitão Pimentel, é capitão reformado da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Foi membro da Polícia Militar do Rio de Janeiro, de 1990 a 2001. Como capitão, atuou no BOPE de 1995 a 2000. Em 1997, concedeu entrevista (disponível no YouTube) na qual relata com detalhes a sua experiência no BOPE em operações no combate ao tráfico de drogas em morros no Rio de Janeiro e discorre a respeito da atividade policial especializada na capital. É pós-graduado em sociologia urbana pela UERJ. Foi articulista do Jornal do Brasil e co-produtor do documentário Ônibus 174. Ex-integrante do Bope, hoje consultor de segurança, Pimentel entrou para a polícia com 18 anos e se aposentou com 29 anos por invalidez. Seu primeiro contato com o cinema foi durante a produção de Notícias de uma Guerra Particular. Foi durante as filmagens do documentário Ônibus 174, sobre o sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, que Pimentel comentou seu interesse de fazer uma ficção sobre a polícia do Rio, baseados em relatos de amigos e na sua própria experiência no Bope. Nascia ali a idéia do Tropa de Elite.
Em 2005, com o roteiro do filme já em andamento, Pimentel escreveu o livro Elite da Tropa, em parceria com Luiz Eduardo Soares e André Batista.
Após muitos acharem que o personagem principal do filme Tropa de Elite, o Capitão Nascimento, é inspirado em si mesmo, Pimentel declarou que foi um personagem criado e totalmente fictício, baseado em acontecimentos ocorridos com ele e com outros integrantes do BOPE. Hoje Rodrigo Pimentel é comentarista de segurança da Rede Globo e faz participação no RJTV 1ª edição e no Bom Dia Brasil.
A PALESTRA: CONSTRUINDO UMA TROPA DE ELITE
Sob a Inspiração do filme “Tropa de Elite”, a palestra propõe estabelecer a relação entre a realidade do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM do Rio de Janeiro), das empresas e atividades do mundo corporativo.
O foco principal da abordagem é o que está além dos processos: o compromisso com a marca (empresa): o foco no resultado; o trabalho de equipe; a superação de limites – metas; a liderança mútua; e a auto realização no cumprimento da missão-tarefa.
A interação entre o público e o ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel – Roteirista do Filme, Coordenador do Curso de Operações Especiais, retratado no roteiro e um dos oficiais que serviu de inspiração para o CAPITÃO NASCIMENTO, interpretado pelo ator Wagner Moura – tem como objetivo despertarem as pessoas para superarem os “desafios” do ambiente competitivo de trabalho e para focarem a liderança sob o aspecto dos “homens de preto” do BOPE.
ALGUMAS EMPRESAS ONDE A PALESTRA FOI APRESENTADA: Adidas, Banco Fator, Banco Ficsa, Banco Itaú, Biolab, Claro, Grupo Águia, Johnson, Panrotas, Perdigão, Roche, Rossi Engenharia, Santander, Sinduscon, União Química, Unibanco, Visagio, Vivo, entre outras.