Luiz Felipe Pondé


Luiz-Felipe-Ponde-300

proposta

Luiz Felipe Pondé (1959) é um filósofo e ensaísta brasileiro. Um de seus livros mais conhecidos é “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” (2012).

Luiz Felipe Cerqueira e Silva Pondé (1959) nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, no ano de 1959. Graduou-se em medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e fez doutorado pela mesma instituição em parceria com a a Université Paris 8, em Saint-Denis na França. Recebeu título de Pós-doutor da Universidade de Tel Aviv em Israel.

Luiz Felipe Pondé é professor da Faap e da PUC de São Paulo e assina uma coluna na Folha de São Paulo, onde ele aborda temas como comportamento, religião, ciências, entre outros temas.

Pondé é autor das obras: “O Homem Insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana” (2001), “Crítica e Profecia: Filosofia da Religião em Dostoiévski” (2003),“Conhecimento na Desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana“ (2004), “Do Pensamento no Deserto: Ensaio de Filosofia, Teologia e Literatura” (2009), “Contra um Mundo Melhor: Ensaios do Afeto” (2010) e “O Catolicismo Hoje” (2011).

O filósofo publicou o livro “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” (2012), que entrou para a lista dos livros mais comentados e vendidos. Em 2013, publicou “A Filosofia da Adúltera” e em 2014, “A Era do Ressentimento”. Segundo o autor “O ressentimento é uma forma de cegueira espiritual”.

A ideia e a filosofia de Pondé baseiam-se num certo pessimismo, na valorização das tradições religiosas ocidentais e no combate ao pensamento politicamente correto nos meios universitários. É uma das grandes revelações do pensamento conservador nos últimos 10 anos no Brasil.