Graduado em Comunicação (1982) e pós-graduado em Marketing (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre (2001) e Doutor em Comunicação (2007) pela PUCRS. Como Professor de Marketing e Comunicação, são mais de 24 anos de experiência em instituições como UFRGS, PUCRS, UNISINOS, UNIFACS (BA), Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal) e, hoje, no MBA e Pós-Graduação da ESPM/RS.
Mais de 30 anos de experiência em Marketing e Comunicação em empresas como Claro, DM9, RBS, MPM, Propeg, Ogilvy, Escala, Paim, entre outras. Consultor de Comunicação para Vendas desde 2002.
Ex-presidente da ARP/ Associação Riograndense de Propaganda (1988); criador do 1º grupo de teatro sobre Marketing, o Theatro Marketeiro (1992); co-criador da marca CLARO (1998) e palestrante internacional.
O professor Dado Schneider trabalhou como publicitário por 20 anos. Foi executivo de marketing da Claro e consultor de grandes empresas nacionais. Há três anos viaja por todo o Brasil como palestrante. Em sua palestra, procura mostrar para as Gerações X e Y o elevado grau de digitalização que já possui a Geração Z desde que nasce e como estamos todos ficando defasados em relação a eles. Segundo Schneider, sem um grande esforço de nossa parte, que ele batizou de “digiriatria” (“digi”, de digital, somado a “geriatria”), podemos não conseguir acompanhá-los.
Em seu primeiro livro, O mundo mudou… bem na minha vez!, o autor desafia os padrões e traz idéias arejadas acerca de relacionamentos pessoais e profissionais, de relações entre consumidores e empresas, das diferenças e conflitos entre gerações e de etiqueta no trabalho. Lança luz sobre estratégias de venda e marketing, motivação, liderança e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Avalia que “pela primeira vez na história da humanidade há um volume brutal de conhecimento, que é repassado, com intensa velocidade, da geração mais nova para a mais velha”.
TEMAS DE SUAS PALESTRAS
- QUEM NÃO SE COMUNICA SE COMPLICA;
- A ERA DO FICAR;
- AMÁLGAMA;
- TIRANDO O MOFO DO MARKETING;
- REAPRENDENDO A TRABALHAR;
- VENDAS NO SÉCULO XXI: MUDAR OU MORRER;
- A MODERNA LIDERANÇA POR ADESÃO;
- COMPETIÇÃO DESENFREADA;
- ATITUDE INOVADORA E INOVAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS;
- A PALESTRA MUDA;
- DIGIRIATRIA- SEREMOS TODOS VELHOS DIGITAIS;
- PARADOXOS: mudanças comportamentais que nos confundem.
Palestra
A Era do Ficar
As profundas mudanças nos mercados condicionaram novos comportamentos. Num passado bem recente, éramos formados e educados para formar vínculos: hoje, somos estimulados apenas a “FICAR”. Ou seja, antes, namorávamos e casávamos com pessoas, marcas, produtos e empresas; já hoje, apenas “ficamos”, pois há excesso de oferta, excesso de opções, excesso de estímulos – que nos confundem sobremaneira, a ponto de subverterem nossa anteriormente equilibrada escala de valores. E, no meio deste turbilhão, surge a necessidade de “Fidelizar” – o maior desafio do marketing moderno – mas isso é quase impossível. O que fazer, então?
Tirando o Mofo do Marketing
Os princípios básicos do Marketing são eternos, mas vem aumentando tanto a velocidade das mudanças na sociedade que é necessária para o Marketing uma nova mentalidade e também uma nova prática. Executivos encastelados produzem cada vez mais estratégias distantes do que os mercados necessitam e essa miopia se deve em parte aos conceitos enlatados que são ensinados e discutidos em nosso país sem o devido “filtro” cultural brasileiro. Ou seja, para aproveitar o que é produzido de bom lá fora em termos de conteúdo, é preciso que se façam as devidas adaptações ao nosso dia-a-dia empresarial, pois só assim poderão ser eficazes. E a utilização provocativa da palavra “mofo” é justamente para servir de alerta a empresários e executivos que lidam diariamente com um consumidor cada vez mais exigente, propenso a infidelidade e dono de seu destino, ou melhor, do destino de seus recursos. O que fazer, então?