Giba


Giba-300

proposta

Capitão da Seleção Brasileira de Vôlei desde 2007 é exemplo de motivação dentro das quadras.

Nasceu em 23 de dezembro de 1976, em Londrina, interior do Paraná. Aos seis meses de vida, médicos diagnosticaram leucemia.

A doença estava em estágio inicial, o que permitiu tratamento ambulatorial, com a ingestão de medicamentos. O tratamento durou cerca de 10 meses e Giba está curado.

Realiza exames periódicos e dedica seu tempo livre para realizar ações em hospitais e instituições que tratem de crianças que passam pelo mesmo problema.

No livro “Sem medo de saber – a importância do diagnóstico precoce do câncer”, conta como foi enfrentar a doença e no que ela ajuda na sua vida hoje.

No início de sua carreira de atleta, em 1988, Giba sofre um acidente. Brincando de esconde-esconde, cai de uma árvore em cima de uma grade e rasga o braço. A lesão atingiu todo membro esquerdo, do punho ao cotovelo. Leva 150 pontos e fica um ano e meio do vôlei.

Giba afirma que “o tratamento é 50% da cura. O restante é resultado do amor que familiares e equipe médica dão ao paciente, apoiando e sendo positivos. Com isso, o paciente fica mais forte”

Em 1990, muda-se para Curitiba com a família, onde conclui o ensino fundamental no Colégio Estadual Conselheiro Zacarias – EFM e retorna as quadras.

Em 1996, outro susto. O carro onde estava cai em um barranco de 30m, próximo a Curitiba.Giba saiu ileso.

Em 2001, vive sua primeira experiência fora do país.

Já consagrado nacionalmente, muda-se para a Itália e, apesar da dificuldade inicial com o idioma e cultura, se adapta bem ao estilo de vida italiano e permanece seis anos no país

Em 2004 a Seleção Brasileira conquista o ouro em Atenas e a Liga Mundial em Roma

Em 2006, o 6º título da Liga Mundial é conquistado em uma partida eletrizante. Após estar perdendo por dois sets, o Brasil vira o jogo e consegue vencer a final contra a França.

Em 2007, Giba muda-se para a Rússia com a família, onde atua por dois anos. Nesse meio tempo, em 2008, nasce, também em Curitiba, Patrick, o segundo filho do casal.

Roma foi o palco para o tri campeonato mundial da seleção brasileira, em 2010. A final foi disputada contra a seleção de Cuba, em jogo frenético. Giba garante que a partida, onde foi eleito melhor atleta do torneio, foi uma das mais emocionantes da sua carreira.

Em algum momento você pensou em desistir? “Nunca. São poucas as pessoas que trabalham com o que gostam e são realizadas profissionalmente, então me sinto privilegiado em ser uma delas”

Estes são os temas das últimas palestras ministradas pelo Giba:

“LIÇÕES DE VIDA”

Em cerca de 50 minutos, Giba revela histórias inusitadas, bastidores de vitórias marcantes, conquistas e derrotas históricas. É uma lição de vida. Com caráter motivacional, exalta as características mais fortes de um dos ícones do esporte no Brasil.