Dráuzio Varella


drauzio-varella-300

proposta

Drauzio Varella é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, na qual foi aprovado em 2° lugar, conhecido por popularizar a medicina em seu país, através de programas de rádio e TV. Foi também um dos fundadores da Universidade Paulista e da Rede Objetivo, onde lecionou física e química durante muitos anos.

Descendente de galegos e portugueses, Drauzio estudou medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No início dos anos 70, já como médico, ele começou a trabalhar com o professor Vicente Amato Neto na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu também o serviço de imunologia do Hospital do Câncer (São Paulo) e, de 1990 a 1992, o serviço de câncer do Hospital do Ipiranga.

Deu aulas em várias faculdades do Brasil e em instituições em outros países, como o Memorial Hospital de Nova Iorque, a Cleveland Clinic (também nos Estados Unidos), o Instituto Karolinskade Estocolmo, a Universidade de Hiroshima e o National Cancer Institute, em Tóquio.

Além do câncer, Drauzio Varella dedicou seu trabalho ao estudo da AIDS. Foi um dos pioneiros no estudo dessa doença no Brasil, especialmente do sarcoma de Kaposi. Em 1989, iniciou um trabalho no Carandiru (nome popular da “Casa de Detenção de São Paulo”), investigando a prevalência do vírus HIV nos detentos. Até 2002, ano em que o presídio foi desativado, trabalhou como médico voluntário no local. O Dr. Varella chegou a idealizar uma revista em quadrinhos, O Vira-Lata, como parte do plano de prevenção da AIDS na cadeia.

Atualmente, apoiado pela Universidade Paulista e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), dirige no Rio Negro um projeto de análise de plantas brasileiras, buscando obter extratos para testar experimentalmente no combate ao câncer e a bactérias resistentes a antibióticos.

AS PALESTRAS
Objetivo – Discutir o impacto das mudanças do estilo de vida na melhora da saúde das pessoas.

TEMAS
Atividade física
O corpo humano é máquina construída para o movimento. Milhões de anos de evolução moldaram o corpo para andar, correr e subir em árvores, atividades de que o homem moderno não precisa mais para sobreviver.
Por que temos tanta dificuldade para praticar exercícios e tanto apego à vida sedentária? Como incorporar a atividade física às exigências do mundo moderno e quais as vantagens imediatas para o organismo de um estilo de vida mais ativo?

Epidemia de obesidade
Selecionados num mundo em que era necessário gastar muita energia para conseguir alimentos, nossos ancestrais eram caçadores-coletores e procuravam ingerir a maior quantidade possível de comida (quando tinham acesso a ela). O excesso de energia resultante dessa ingestão o corpo armazenava na forma de gordura para enfrentar a época das vacas magras.
Na história do homem, jamais houve tamanha oferta de alimentos quanto existe hoje. A consequência dessa disponibilidade é a epidemia de obesidade que atinge a todos no mundo atual: ricos e pobres.

Diabetes e hipertensão
Todos temos parentes próximos que apresentam essas duas condições. Em diabéticos e hipertensos, é maior a incidência de ataques cardíacos, derrames cerebrais e outras doenças cardiovasculares. Como prevenir que essas doenças se instalem nas pessoas geneticamente predispostas a elas?

O estresse
O mecanismo de estresse surgiu na evolução para dar ao corpo agilidade e força no momento de enfrentar os perigos que ameaçavam a vida. Hoje, o estresse é provocado por ameaças mais sutis: um problema familiar, a promissória no banco, as dificuldades no trabalho. Como evitar que o estresse permanente, inevitável no mundo atual, tenha consequências perversas sobre a saúde.

Retardamento do envelhecimento
No início do século XX, a expectativa de vida de alguém que nascesse na Europa desenvolvida era ao redor de quarenta anos. Hoje, muitos atingem o dobro dessa idade. O que existe de científico nas técnicas que apregoam a “eterna juventude”?

Fumo
Parar de fumar é considerado a estratégia de maior impacto na melhora da qualidade de vida dos homens e mulheres? Por que é tão difícil largar de fumar? Como diminuir os danos causados pelo fumo naqueles que não conseguem abandoná-lo?

Álcool e drogas ilícitas
Por que razão nosso corpo se torna dependente de substâncias que provocam sensação de prazer? Como orientar nossos filhos a manterem-se afastados delas?

Alimentação
Qual a dieta ideal? Por que os regimes para emagrecer estão fadados ao insucesso? Carne vermelha, um veneno para o coração ou um mito dos anos 1970 que se mantém apesar da falta de evidências científicas? – Drauzio Varella.