Miriam Leitão


Miriam-Leitao-300

proposta

Formada em jornalismo pela Universidade de Brasilia (UNB), exerce a profissão há mais de 30 anos em diversos órgãos de comunicação do Brasil, nos meios jornal, rádio e televisão.

Entre diversos cargos que exerceu, foi repórter de relações internacionais da Gazeta Mercantil e editora de economia do Jornal do Brasil. Desde 1991, escreve uma coluna diária no jornal O Globo, tratando sobre questões econômicas e sociais. É também comentarista de economia do telejornal Bom Dia Brasil, na rede Globo de Televisão, e da Rádio CBN e apresenta programa de entrevistas na Globo News.

Mineira de Caratinga, fez diversas viagens profissionais à América Latina, América do Norte, Europa e África e recebeu diversos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira. Entre eles, destacam-se o prêmio “Jornalismo Para Tolerância”, da Federação Internacional de Jornalistas; o prêmio “Orilaxé”, do Grupo Afro Reggae, pela defesa de Afro-Descendentes; o prêmio “Jornalismo Econômico”, do Instituto Ayrton Senna e o “Maria Moors Cabot Prize”, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Prêmios:

Jornalismo para Tolerância – 2003 (Federação Internacional de Jornalistas – FIJ).

Orilaxé – 2003 (Grupo AfroReggae).

Ayrton Senna de Jornalismo Econômico – 2004

Camélia da Liberdade – 2005 (Ceap – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas).

Maria Moors Cabot Prize – 2005 (Escola de Jornalismo da Universidade de Colúmbia).

Jornalista Econômico 2007, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Prêmio Jabuti – 2012, pelo livro-reportagem “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda”.