Luciano Pires


Luciano-Pires-300

proposta

Nascido em Bauru, S.P., em 1956, Luciano formou-se em Comunicação em 1977 pela Universidade Mackenzie em São Paulo. Foi executivo por 26 anos na subsidiária brasileira da Dana Corporation, uma das maiores indústrias de autopeças do mundo, chegando ao cargo de Diretor de Comunicação Corporativa, posição que exerceu por 12 anos.

A experiência como jornalista e executivo propiciou uma visão privilegiada da dinâmica do mundo dos negócios e do comportamento das pessoas que desempenham papéis de liderança. Cartunista premiado, Luciano tornou -se colunista de várias revistas e sites. Lançou em 2002 seu terceiro livro, O MEU EVEREST – já em quarta edição – que descreve sua aventura de caminhar em abril de 2001 até o campo base do Everest, no Nepal.

Desde 1996, Luciano ministra palestras sobre temas variados, tendo como ponto de vista a complexidade dos processos  de  comunicação  e  da  necessidade  de  inovação.  Em  seu  portal estão enquetes, fóruns, artigos, vídeos, web rádio, podcasts e uma variedade de conteúdos focados nas questões da educação e da luta contra o emburrecimento do Brasil.

A partir do contéudo de seus textos, Luciano transformou-se num dos grandes palestrantes brasileiros e marca suas apresentações pelo bom humor, idéias provocativas e uso extensivo dos recursos multimídia.

Se me perguntarem quem sou e o que faço, digo que sou um cartunista interessado na provoc AÇÃO, inspirAÇÃO, inovAÇÃO e na transformAÇÃO das pessoas. Reflexão com ação. Só assim venceremos a mediocridade.”

 

AS PALESTRAS

Luciano trata de comportamento no ambiente profissional, administração, inovação, ética, filosofia e muitos outros aspectos de nossas vidas pessoais e profissionais. Ao final das palestras, dependendo de seus objetivos estratégicos, você terá como resultado a motivação, inspiração ou provocação. Jamais a indiferença.

Conteúdo: prático, aplicado ao dia a dia, embasado em argumentações filosóficas, sociológicas e psicológicas e filtrados  pela  percepção  de  quem  durante  26  anos  desempenhou  funções  executivas  do  setor  privado, envolvendo-se com questões administrativas, mercadológicas e de manufatura.

Forma: uso extensivo de recursos aúdio visuais, com música, vídeos, ilustrações e cartuns. Apresentação gráfica moderna, visualmente cativante e com exemplos reais de nosso dia a dia. Atualizações praticamente a cada apresentação.

Dinâmica: performance extremamente bem humorada, em linguagem coloquial, com momentos que combinam emoção, humor, provocação e reflexão

Luciano tem várias palestras já formatadas, todas servindo como base para a total adaptação aos objetivos de cada cliente e evento.

“O Meu Everest”: Luciano relata sua aventura ao caminhar 100 quilômetros em 15 dias até o Campo Base do Everest no Nepal e inverte as expectativas ao aplicar o que aprendeu no mundo dos negócios a uma aventura deliciosa. Bom humor e inspiração.

“A Fórmula da Inovação”: apresenta uma abordagem objetiva e criativa para quem opta por fazer da inovação uma atitude consciente e sistemática.

“Brasileiros  Pocotó”:  o  palestrante  vai  fundo  na  crítica  à  mediocridade  vigente  e  ensina  que  somente implementando inovações – e não repetindo fórmulas – é que se chega ao sucesso.

“Gente Nutritiva”: Luciano provoca os participantes com uma mistura surpreendente de filosofia com teorias de administração.

“O Vendedor Nutritivo”: Luciano desenvolve o conceito de “Gente Nutritiva” aplicado aos processos de vendas.

Num mundo dominado pela internet, onde tecnologia e produto não são mais diferenciais competitivos, ser um vendedor nutritivo é o caminho para a diferenciação.

“Empresas Nutritivas”: o que tem, o que fazem e – principalmente – o que sabem as empresas que atraem e retém os melhores talentos? Essa é a reflexão que Luciano propõe através de uma observação crítica de como administrmos nossos negócios.

O Complexo de Vira Latas” : Luciano cutuca a mania que o brasileiro tem de menosprezar-se, reavivando nossa auto estima ao recontar histórias surpreendentes de sucesso de brasileiros esquecidos pelo tempo.

“O Buraco da Fechadura”: Luciano mostra caminhos para sobreviver na sociedade da informação.

“SustentHABILIDADE”: Luciano discute se temos ou não capacidade – e habilidade – para executar aquilo que dizemos que vamos fazer. Sustentabilidade não é uma “coisa”, mas relacionamentos que exigem que tenhamos uma nova postura diante de velhos processos.

“Pessoas Criativas, Empresas Lucrativas”: Luciano reúne uma série de reflexões sobre como estamos atuando num mundo em constante mudança e continuamos a praticar as velhas fórmulas que privilegiam a eficiência operacional e a estabilidade, criando ambientes hostis à inovação.