Alfredo Behrens Barbe


Alfredo-Behrens-Barbe

proposta

Alfredo Behrens recebeu grau de Ph.D. pela Universidade de Cambridge há três décadas. Desde 1995, lecionou em MBAs (Insper, FIA, LSE, Katz e LBS) nas áreas de gestão intercultural e liderança. Estes foram os temas centrais de palestras para empresas como Bayer, ISDIN, Besins, GSK, Lloyds Bank, Itaú, Bradesco, Souza Cruz, Volkswagen, TimeWarner e outras.

Sobre os mesmos temas ele é o autor de dois livros, “Fusilando Heróis” e “Premiando Covardes pela Bei” (2011), e Cultura e Gestão nas Américas por Stanfrod University Press, 2009. Este último também disponível em português pela Saraiva.

Na liderança empresarial e gestão ele é regularmente entrevistado por periódicos estrangeiros como o Financial Times e Clarín, por revistas como Época Negócios, Pequenas Empresas e Grandes Negócios, e por Você S/A, por rádio como Radio France Internacional, El Dorado, ou canal de TV como Ideal e outros, além de ser colunista do Canal MBA América Economia .

Desde 1976, ele tem trabalhado em projetos de consultoria, inicialmente, por Hidroservice e Consulpuc no Rio de Janeiro. Para esses, ele empreendeu projetos de seleção de pessoal para o Banco Central do Brasil, bem como para o dimensionamento de mercados para várias empresas. Para o governo do Canadá conduziu estudos sobre consumo de energia e para utilitários como Eletropaulo e CEPEL, estudos de conservação de energia. Para o Banco Mundial, organizou eventos de capacitação para mais de dez países da África Austral e na antiga URSS. Para o Banco Mundial, ele também levou os estudos sobre o consumo de energia residencial e sua substituição pela eletricidade. Pela PWC Internacional, para o governo de Moçambique, dirigiu a equipe técnica multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento de negócios no corredor da Beira-Harare. Alfredo Behrens foi premiado com o Fellowhip Hewlett pela Universidade de Princeton, o Prêmio McNamara pelo Banco Mundial e pelo Jean Monet Fellowship pela Universidade Europeia em Fiesole, Itália. Em 2012 foi distinguido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia.