Fábio Porchat


Fabio-Porchat-300

proposta

Ator, roteirista, produtor, diretor.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1º de julho de 1983, viveu até os 19 anos em São Paulo.

Em 2002, quando era aluno de Administração da ESPM, foi ao programa do Jô Soares, onde acabou por apresentar um esquete de sua autoria, baseado no seriado “Os Normais”. Foi quando decidiu seguir a carreira de ator. Mudou-se para o Rio de Janeiro e formou-se na CAL – Casa de Artes das Laranjeiras.

Televisão

Atuando na televisão, foi apresentador do programa “De Perto Ninguém é Normal”, na GNT, em 2008, com direção de Paula Fiuza.

Na televisão, seu trabalho como roteirista inclui “Zorra Total” (2006 a 2009), “Junto & Misturado” (2010/2011), no qual também atuava, juntamente com Bruno Mazzeo, Gregório Duvivier, Fabíula Nascimento e outros, dirigido por Maurício Farias, “Os Caras de Pau” (2010/2011), e “Esquenta”, comandado por Regina Casé no qual também participava (2011/2012).

Em 2012, passou a integrar o elenco de “A Grande Família”, interpretando o personagem Junior, sócio de Marieta Severo.

Ainda em 2012, estreou na série do canal pago Multishow “Meu Passado Me Condena”, contracenando com Miá Mello na história de um casal em lua-de-mel, com produção de Mariza Leão, direção de Júlia Resende, texto de Tati Bernardi. A segunda temporada estreou no canal em 2013.

Participou do quadro “Medida Certa”, do Fantástico, em 2013, fazendo dupla com Preta Gil

Em 2014, estreou, ao lado de Tatá Werneck, no canal Multishow, o programa de auditório “Tudo Pela Audiência”, que satiriza diversos programas populares e apelativos da TV. A segunda temporada foi exibida no início de 2015.

Teatro

É autor de diversas peças teatrais: “Faz Sentido” (2005), “Olho de Boneca” (2006), “Elas Morrem no Fim” (2007), “Calabouço” (2008), “Velha é a Mãe” (2010), esta última encenada por Louise Cardoso e Ana Baird em diversas cidades do Brasil, 2º lugar no concurso promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ), em 2006. No mesmo ano seu esquete “O Crítico” ganhou o Prêmio do Júri Popular, no Salão Carioca de Humor.

Em 2006 passou a integrar o primeiro grupo de comédia stand up do Brasil, o “Comédia em Pé”, juntamente com Cláudio Torres Gonzaga, Fernando Caruso, Léo Lins e Paulo Carvalho, onde permaneceu até 2011.

Em 2008, produziu e dirigiu a montagem de “Pic Nic no Front”, de Fernando Arrabal. Também se apresentou No Maior Festival de Humor do Japão.

Em 2009, escreveu,produziu e dirigiu a peça “Palavras na Brisa Noturna”, texto livremente inspirado no livro “As Boas Mulheres da China”, da jornalista chinesa Xinran Xue, que assistiu à apresentação especial durante a FLIP, em Paraty e posteriormente à estreia no Rio de Janeiro. A peça foi encenada também em São Paulo e novamente no Rio em 2012.

Desde 2009 viaja pelo país inteiro com seu solo de stand-up comedy, “Fora do Normal”, atualmente em cartaz no Teatro do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Em 2014 estreou ao lado de Miá Mello a peça “Meu Passado Me Condena”, derivada da série do canal Multishow, com texto de Tati Bernardi e direção de Inez Vianna. A peça ficará em cartaz em São Paulo, no Shopping Frei Caneca, até o final de novembro de 2015.

 

Internet

Em 2012, juntamente com Ian SBF, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Antônio Tabet, fundam a produtora de videos “Porta dos Fundos”, cujo canal no Youtube tornou-se um fenômeno de audiência (já ultrapassou os 10 milhões de inscritos), lançando vídeos inéditos 3 vezes por semana, às segundas, quintas e sábados. Receberam da APCA o prêmio de melhor programa de humor da televisão em 2012.

Em 2014 assinaram com o Canal Fox para exibição dos seus vídeos já consagrados na internet. Estão preparando novos programas, como o Porta Afora, programa de viagens comandado pelo próprio Fábio Porchat. Também terão início em agosto as gravações de um longa-metragem a ser lançado no início de 2016.