José Luiz Tejon


proposta

José Luiz Tejon Megido nasceu em Santos, em 1952. Filho adotivo, não conheceu seus pais biológicos. Seu pai morreu nos cárceres da ditadura franquista, na Espanha. Já sua mãe, a espanhola Benigna Tejon Megido, veio a falecer na Argentina, onde o deixou para adoção com o casal de imigrantes: Antônio Alves (português) e Rosalinda Hoffmann (alemã). Aos quatro anos de idade, Tejon sofreu uma queimadura de 3º grau total da face e passou 14 anos semi-internado em hospitais públicos, onde iniciou seus estudos numa escola para crianças especiais da Santa Casa de Santos.

Formação
Doutor em Educação pela UDE/Uruguai, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, Jornalista e Publicitário formado pela Cásper Líbero. Administrador com ênfase em marketing, com especializações em Harvard, Pace University e MIT – EUA. Em liderança tem especialização no INSEAD/França.

Carreira
Tejon assume as carreiras de acadêmico, consultor, conferencista, conselheiro e escritor. Criou a TCA International, onde presta serviços de consultoria, palestras, workshop, aulas e mentoring. É Sócio-Diretor da agência de consultoria e publicidade Biomarketing. É comentarista de agronegócio da Rádio Eldorado e da Band Terra Viva. É membro do Conselho de Gestão da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de S. Paulo. Conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável e da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio. Coordenador do programa Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School, de Nantes/França e FECAP/Brasil. Professor convidado de programas In Company na FGV. Autor e coautor de 35 livros, incluindo o seu mais recente lançamento “O poder do incômodo” – março/2021, e entre outros “Guerreiros não nascem prontos”, “O voo do cisne” e “A Grande Virada – 50 regras de ouro para dar a volta por cima”. E conta ainda com dois de seus livros publicados na Europa. É reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação. Tejon é uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. Foi Diretor Geral da Oesp Mídia do grupo O Estado de S. Paulo, diretor do Grupo Agroceres e da Jacto S/A. Participou de negociações em muitos países, como Japão, Índia, África do Sul, Escócia, França, Inglaterra, Holanda, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, América Latina. Nos Estados Unidos atuou decisivamente na viabilização da “Joint Venture” da BellSouth Corporation com o Grupo Estado. Tem forte atuação na mídia, na educação e no universo empresarial. É articulista de diversas mídias: Estadão online, Feed&Food, Cães&Gatos, Jornal A tarde/BA, Jornal O liberal/PA e Canal Rural.

Prêmios:
Diversas vezes premiado com o Top de Marketing da ADVB e como profissional do ano. Recebeu o Troféu Great Key Speaker pela Olmix, na França. É integrante do Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e obteve o prêmio Destaque Imprensa pela AEASP em 2016. Em 2018 recebeu o Prêmio Lide na categoria Comunicação, mencionado como campeão nacional de Marketing. Em 2011, recebeu o prêmio Top of Mind Estadão de RH como o melhor palestrante do Brasil. Em 2013, recebeu a medalha do Mérito Acadêmico ESPM. Eleito pela Revista Isto É Dinheiro Rural uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no agrojornalismo brasileiro 2017.