José Luiz Tejon


Jose-luiz-tejon

proposta

José Luiz Tejon Megido nasceu em Santos, em 1952. Filho adotivo, não conheceu seus pais biológicos. Seu pai morreu nos cárceres da ditadura franquista, na Espanha. Já sua mãe, a espanhola Benigna Tejon Megido, veio a falecer na Argentina, onde o deixou para adoção com o casal de imigrantes: Antônio Alves (português) e Rosalinda Hoffmann (alemã). Aos quatro anos de idade, Tejon sofreu uma queimadura de 3º grau total da face e passou 14 anos semi-internado em hospitais públicos, onde iniciou seus estudos numa escola para crianças especiais da Santa Casa de Santos.

Formação
Cumpriu seu estudo médio no Colégio Canadá, em Santos. Posteriormente, graduou-se em jornalismo e propaganda na Fundação Casper Líbero, em São Paulo. Nos anos 70, como compositor, recebeu o Prêmio Governador do Estado: melhor música para Teatro. E, nos anos 80, produziu o espetáculo infantil Irmão Grimm, Irmão Grimm. Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie e professor-doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Empresa – Mercosul/Uruguai (UDE).

Administrador com ênfase em Marketing, tem especializações no Pace University, de Nova Iorque, Harvard e MIT, nos Estados Unidos; e Liderança no Insead, na França. Sua carreira profissional como executivo iniciou quando foi vendedor da SCI (posteriormente Equifax), e contato publicitário na Rádio Marconi, pelo CIEE.

Agronegócio
A experiência nasceu como diretor de criação em agência de propaganda. Depois atuou como executivo da Jacto S/A, em Pompéia, interior de São Paulo. Neste período fundou a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A). Foi Diretor de Marketing Corporativo da Agroceres S/A, diretor da Agroceres Ross e da Noragro, empresas do Grupo Agroceres nos segmentos da genética animal e defensivos agrícolas. Dirigiu por oito anos a área de Educação e Cursos da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Profissional premiado com Top de Marketing pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e outras entidades do segmento publicitário.

Na década de 90, assumiu como executivo da Oesp Mídia, empresa do Grupo O Estado de S. Paulo, vindo a ser Diretor Geral e estatutário da empresa, em um programa de “turn around” a partir de 2002. Em 2007, iniciou a TCA Internacional em parceria com o Studio Panzarani – Roma/Itália, voltado a programas de learning tour, palestras, consultoria, mentoring, educação in company e workshop.

Obras
Escreveu em autoria e coautoria 30 livros, incluindo os best sellers: O Voo do Cisne; A Grande Virada, 50 regras de ouro para dar a volta por cima; O Beijo na Realidade e O Código da Superação. Palestrante internacional, já tem dois de seus livros editados e lançados no exterior. Foi destaque na obra dos escritores americanos Patrick Sweeney e Herb Greenberg: Succeed on Your Own Terms (O Sucesso tem Fórmula), lançado no mundialmente.

Atualidade
Tejon é membro do Conselho efetivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), do Conselho de Administração da Fertion e da AuroraSerios e do Centro de Estudos Científicos Narratori del Gusto (O Poder do Sabor), na Itália. É também diretor Vice Presidente de Comunicação do Conselho Científico para a Agricultura Sustentável (CCAS). Membro da Dinossauros Rock Band — banda de rock clássico — apresenta-se uma vez por mês no Dinossauros Rock Bar.