Ricardo Young


Ricardo-Young-300

proposta

 

Tornar uma cidade sustentável já é muito difícil. O conjunto delas, então, pode parecer impossível. Mas não é. Quer dizer, não será se governos, sociedade civil e empresas realmente quiserem.

10 de Janeiro de 2013 – ideiasustentavel.com

 

Empresário, nascido em São Paulo, Capital,  foi presidente do Instituto Ethos e da ABF  – Associação Brasileira de Franchising.

Com visão empreendedora, transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yazigi Internexus, num dos maiores cases de franquias do mundo. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas.

É pós-graduado em administração de empresas pelo PDG/EXEC hoje IBMEC, um dos mais importantes grupos empresariais de educação do país, e também integrou o PNBE – Pensamento Nacional de Bases Empresariais, onde foi o primeiro coordenador em gestões alternadas (1996-1999 / 1999  – 2000) tendo contribuído para o projeto de adoção de escolas públicas  por parte de empresas e a criação do instituto PNBE que desenvolveu  o projeto minha rua minha casa para moradores de rua.

À frente do Instituto Ethos, fundou a Uniethos, sua divisão educacional,  e projetou a entidade com importantes participações em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Iniciative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Foi integrante do grupo  de empresários que Iniciou no Brasil a disseminação do conceito da  responsabilidade social empresarial com uma nova dimensão de negócios.

Enquanto presidia do Instituto Ethos foi também o iniciador do Pacto  de Integridade de Combate à Corrupção, numa iniciativa de uma articulação de entidades da sociedade civil, entre eles, Transparência Internacional  e empresários que constitui um novo marco na luta contra a corrupção

Pioneiro na luta pela sustentabilidade, foi um dos disseminadores da Carta  da Terra no Brasil e um dos signatários do Manifesto “Brasil com S” que deu início ao projeto que resultou na candidatura de Marina Silva à presidência  da República. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo  e do Fórum Amazônia Sustentável.

No final de 2007, aproximou-se da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, junto com outras lideranças empresariais e ambientais, e concebeu o movimento Brasil Sustentável, com o objetivo de engajar diversos segmentos sociais na construção de uma sociedade responsável, justa e sustentável.

Em 2010, foi candidato a Senador por São Paulo e obteve mais de 4 milhões de votos, tornando-se uma das mais importantes lideranças empresariais  e políticas na defesa da sustentabilidade, da justiça social. Defende um novo conceito de governança para a gestão das cidades, baseado na qualidade  e eficiência dos serviços públicos, com ética, transparência, produtividade. Propõe uma cidade mais humana, generosa, acolhedora e sustentável. Ricardo Young acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço  do cidadão.