Paulo Henrique Amorim


Paulo-Henrique-Amorim-300

proposta

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1942 é filho do jornalista e estudioso do espiritismo, Deolindo Amorim. Estudou em escolas da cidade onde nasceu e começou a trabalhar, já adolescente, em ligações com a imprensa.

O primeiro emprego como jornalista foi no jornal A Noite na mesma cidade onde nasceu e trabalhou em 1961, quando fez a cobertura para o jornal da renúncia do presidente Jânio Quadros e do governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, o qual formou a Cadeia da Legalidade para garantir a posse do vice, João Goulart.

Passou a maior parte da sua vida trabalhando no exterior (Estados Unidos), onde era repórter e correspondente internacional na maior parte da carreira, primeiramente, da revista Realidade, depois da revista Veja e, depois, da Rede Globo, tendo aberto sucursais para esses veículos em Nova Iorque.

Cobriu eventos com repercussão internacional: a eclosão do vírus ebola na África (1975 a 1976); a eleição (1992) e a posse do presidente norte-americano Bill Clinton (1993); os distúrbios raciais (1992) e o terremoto (1994) de Los Angeles; a guerra civil de Ruanda e a rebelião zapatista no México (1994).

Em 1996, foi demitido da Rede Globo, após desentender-se com a direção e integrantes da emissora. Em 1997, foi contratado pela Rede Bandeirantes, onde apresentou o telejornal Jornal da Band e o programa político Fogo Cruzado. Em 1999, foi contratado pela TV Cultura, onde apresentou o talk-show Conversa Afiada, produzido por sua empresa PHA Produções, até o final de 2002.

Em 2003, foi contratado pela Rede Record, onde apresentou o Jornal da Record 2ª Edição e o Edição de Notícias. De 2004 até o final de janeiro de 2006, passou a apresentar a revista eletrônica exibida às tardes Tudo a Ver, com Janine Borba e posteriormente com Patrícia Maldonado. Desde fevereiro de 2006, apresenta o programa Domingo Espetacular, com Fabiana Scaranzi, Janine Borba e Adriana Araújo na mesma rede de televisão.